Blogs

Publié le par preciosa

Lido aqui:


"Ontem, no Prós e Contras (RTP1) , ouvi coisas impensáveis semanas atrás e que demonstram o pânico dos agentes económicos nacionais – maxime Associações Patronais – perante a catástrofe (exógena) que nos caíu em cima:

- Para grandes males, grandes remédios: é indispensável a superior ORIENTAÇÃO do Estado para restabelecer a confiança, evitar as falências, a descapitalização e o desemprego.

- Nesse sentido, o Estado tem de injectar capital nas Empresas e uma boa forma de o fazer seria pagar uma substancial fatia dos atrasados da dívida estatal (e municipal, presumo eu) aos fornecedores privados.

- O Estado tem de reavaliar e adaptar à nova situação os seus investimentos e progamas. O dinheiro escasseia e o seu custo na banca é cada vez maior – daí que o Estado deva orientar a alocação de recursos do modo  que fôr melhor (Custo/benefício) para o país. Essa orientação deve incluír o investimento privado, sobratudo nas PMEs.

- Não há tempo para discussões estéreis: há que actuar depressa e só o Estado pode dizer O QUE e COMO FAZER.

- Sentiu-se que tinha de ser o investimento público o motor da retoma e o avalista do país. Afinal, só os Estados mantém ratings de confiança financeira que lhes permitem – perante a retracção mundial do crédito bancário – conseguir dinheiro e obtê-lo a taxas de juro mais baratas (ou menos caras). O Estado terá assim de ser o motor da economia, o grande condutor,  a reboque de quem, docilmente, os privados seguirão.

- Defendeu-se a suspensão (ou faseamento mais realista) do Pacto de Estabilidade, não contando para o endividamento público as verbas estatais complementares do QREN.

 

Como que por artes de magia, o Estado passou de coveiro a salvador da Pátria, de celerado a iluminado planificador.  Como por essa Europa e nos Estados Unidos, somos agora todos Keynesianos.

Uma vez mais, é o Estado que irá salvar o capitalismo e o mercado dos seus desvarios e preversões. Esta crise dita sistémica revela mais do que isso: verdadeiramente sistémica é a liberdade do facilitismo e da especulação inventiva, agravada pelo virtualismo financista sem controle nem regras.

Infelizmente, capitalismo e mercado parecem ser “soluções” sem alternativa. Mas, como todos os sistemas imperfeitos, carecem de regulação atempada, competente, transparente e implacável.

Para que a lei da selva não continue a segregar a miséria decorrente da ganância nem a especular impiedosamente à custa do alheio e da sua ignorância."

 

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article